Novo prefeito, Nê, anuncia diversas medidas já na posse

O novo prefeito de Aguaí, José Alexandre Pereira de Araújo, o Nê, e seu vice-prefeito Luiz Carlos Landiva tomaram posse na manhã do 1º de janeiro, quando também tomaram posse os novos Leia mais »

Proprietários de veículos com placa final 1 devem quitar ou parcelar o IPVA 2017 até 9/1

Os proprietários de veículos com placa final 1 têm até a próxima segunda-feira, 9/1, para efetuar o pagamento integral do IPVA 2017 com desconto de 3% ou parcelar o tributo em três Leia mais »

UFSCar oferece curso de Especialização a distância em envelhecimento e saúde da pessoa idosa

O curso de especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob coordenação do professor José Rubens Rebelatto, lança em 2017 sua versão à distância Leia mais »

Em São Paulo, 735,7 mil meninos devem ser vacinados contra HPV

Postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo já podem vacinar meninos contra HPV. Em todo o estado, 700,2 mil meninos na faixa etária de 12 a 13 Leia mais »

Aguaí recebe a Caravana Kids da Sicredi na próxima quinta-feira

Após passar por 25 cidades das regiões Norte e Noroeste do Paraná, o projeto Caravana Kids, da cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP, entra em sua reta final nesta temporada 2015 e, Leia mais »

 

Novo prefeito, Nê, anuncia diversas medidas já na posse

O novo prefeito de Aguaí, José Alexandre Pereira de Araújo, o Nê, e seu vice-prefeito Luiz Carlos Landiva tomaram posse na manhã do 1º de janeiro, quando também tomaram posse os novos vereadores, em sessão solene que ocorreu no Cine Dona Esmeralda, que ficou lotado.

Após anos fechado e há um tempo, parte do patrimônio da Prefeitura Municipal, o antigo Clube dos Compadres foi reaberto com uma importante cerimônia e passa a ser um novo espaço para utilização em eventos culturais.

O prefeito Alexandre de Araújo, em seu discurso, de forma emocionada afirmou que trabalhará de forma incessante pelo progresso da cidade, buscando a realização de ações que possam levar bons serviços à população aguaiana e agradeceu ao grande apoio da população aguaiana nas eleições.

O novo prefeito recebeu as chaves da Prefeitura Municipal do então vice-prefeito Dr. Adalberto Fassina e logo após ser empossado realizou a assinatura de dezenas de atos, inaugurando seu governo de forma propositiva.

Entre as ações anunciadas em seu primeiro dia de mandato estão:
– Projeto de Lei em regime de urgência, sobre reestruturação administrativa, com fusão de secretarias municipais, extinguindo diversas pastas, para economia aos cofres públicos;
– Projeto de Lei em regime de urgência , sobre doação de área para CDHU, visando a construção de 122 unidades habitacionais;
– Ofício de interesse ao Programa Cidade Legal, para regularização de núcleos habitacionais;
– Projeto de Lei para doação de materiais inservíveis, ao Fundo Social de Solidariedade;
– Projeto de Lei alterando a composição da Comissão de Desenvolvimento Industrial (CDI), como novos segmentos fazendo parte;
– Decreto sobre criação, composição e funcionamento do Conselho Participativo Comunitário (órgão de aconselhamento à administração pública, ligado ao prefeito municipal);
– Decreto de recadastramento de todos os servidores públicos municipais;
– Decreto de reavaliação e renegociação dos contratos em vigor, no âmbito da administração municipal;
– Decreto de contingenciamento da execução orçamentária;
– Decreto a respeito de proibição de concessão de gratificações e horas extras sem a devida justificativa ou autorização do secretário pertinente, e homologação pelo prefeito municipal;
– Decreto a respeito de criação do Programa Saúde da Família no Jardim Aeroporto;
– Termo de Compromisso com o SEBRAE-SP, para a criação de posto de atendimento, visando cooperação técnica para a realização de compras locais e a capacitação de servidores e fornecedores;
– Termo de Adesão com o SEBRAE-SP, a adoção de Educação Empreendedora na rede municipal de ensino;
– Protocolo de Intenções com o SENAI para a retomada de convênio para cursos de formação profissional;
– Protocolo de Intenções com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), para o programa VIA Rápida Empresa e Sistema Integrado de Licenciamento (SIL);
– Protocolo de Intenções com a USP/Leste, para o programa Unicidades e Gestão Eficaz;
– Protocolo de Intenções com a UNIFEOB, visando cooperação técnica e científica com a Prefeitura de Aguaí , na área de Arquitetura e Veterinária;
– Protocolo de Intenções com a Vale Logística Integrada (VLI ) , visando programas e ações de fomento e desenvolvimento, novos empreendimentos e de novas demandas de transportes ferroviários.

 

Proprietários de veículos com placa final 1 devem quitar ou parcelar o IPVA 2017 até 9/1

Os proprietários de veículos com placa final 1 têm até a próxima segunda-feira, 9/1, para efetuar o pagamento integral do IPVA 2017 com desconto de 3% ou parcelar o tributo em três vezes. Os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento para aproveitar o abatimento e regularizar o imposto.

O calendário continua na terça-feira, 10/1, para veículos de placa final 2 e segue até 20/1 para os veículos com placa final 0, desconsiderando os finais de semana (veja a tabela).

O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto de 3% (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março, de acordo com a data de vencimento da placa. Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e realizar o recolhimento do IPVA 2017.

O proprietário do veículo pode pagar o imposto nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet, débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.

Aviso de Vencimento
O Aviso de Vencimento do IPVA de 2018 vai migrar para o ambiente digital e deixará de ser enviado pelos Correios. Todas as informações sobre débitos de IPVA, DPVAT e multas poderão ser consultadas na página www.ipva.fazenda.sp.gov.br.

UFSCar oferece curso de Especialização a distância em envelhecimento e saúde da pessoa idosa

O curso de especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob coordenação do professor José Rubens Rebelatto, lança em 2017 sua versão à distância em conjunto com a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar.
O objetivo é oferecer subsídios teóricos e práticos e condições necessárias para atuação no âmbito da revitalização e reabilitação de indivíduos com idade superior a 60 anos. Para tanto, serão abordados os aspectos fisiológicos do envelhecimento, os principais acometimentos de saúde e normas para avaliação e prescrição de intervenções revitalizadoras e reabilitadoras, bem como aspectos sociais de assistência em saúde, assistência integral e multidisciplinar, além de aspectos contemporâneos do envelhecimento.
O curso tem como público-alvo pessoas graduadas em Fisioterapia, Educação Física, Gerontologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem. Todos os alunos deverão ter experiência mínima de uso de computador e ter acesso à internet como pré-requisito para participar do curso, bem como disponibilidade de 6 a 10 horas semanais para dedicação à especialização. O aluno deve ter disponibilidade para realização de atividades presenciais no Campus São Carlos da UFSCar e atividades a distância no ambiente virtual Moodle da UFSCar, de acordo com o previsto para o desenvolvimento de curso.
São 11 módulos que representam um tema-base a ser abordado em um conjunto de 31 disciplinas. Destas, três constituem temas transversais, os quais serão abordados ao longo das demais disciplinas do curso. Todas as disciplinas contarão com material didático, pelo menos uma webconferência realizada pelo professor responsável, atividades individuais ou em grupo e canais de comunicação entre professor, tutor e estudantes. Parte das disciplinas contará com atividades presenciais.
As inscrições para o curso serão recebidas até 3 de fevereiro de 2017. As matrículas acontecem de 4 a 20 de fevereiro e o Curso tem início no dia 7 de março, com término previsto para agosto de 2018.
Mais informações como processo seletivo, inscrições, avaliação, custos e disciplinas podem ser encontradas no site www.portaldoidosoativo.ufscar.br.

 

Em São Paulo, 735,7 mil meninos devem ser vacinados contra HPV

Postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo já podem vacinar meninos contra HPV. Em todo o estado, 700,2 mil meninos na faixa etária de 12 a 13 anos além de 35,5 mil jovens que vivem com HIV/aids estão aptos a receber a vacina. Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

A expectativa é imunizar em todo país mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões. Não haverá custos extras para a pasta, já que no ano passado, com a redução de três para duas doses no esquema vacinal das meninas, o quantitativo previsto foi mantido, possibilitando a vacinação dos meninos. Assim, o Ministério continua com a mesma determinação, que é de fazer mais com os mesmos recursos financeiros.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destaca a importância da vacinação nos meninos. “A inclusão dos adolescentes faz parte de um conjunto de ações integradas que o Ministério da Saúde tem realizado com o objetivo de conseguir mais resultados com os recursos financeiros já disponíveis. É muito importante a inclusão dessa faixa-etária. Precisamos estimular esta faixa a participar das mobilizações para vacinação”, afirma o ministro Ricardo Barros.

Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos. Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal. Este quantitativo corresponde a 46% do total de brasileiras nesta faixa etária.

“É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância, mas deve continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças. A proteção vai ser muito maior se nós ampliarmos, cada vez mais, o calendário de vacinação da nossa população”, ressaltou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

 

HPV PARA MENINOS – O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). Portanto, o Brasil assegura a sétima posição e a vanguarda na América Latina. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices). A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.

Aguaí recebe a Caravana Kids da Sicredi na próxima quinta-feira

Após passar por 25 cidades das regiões Norte e Noroeste do Paraná, o projeto Caravana Kids, da cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP, entra em sua reta final nesta temporada 2015 e, no mês de novembro, segue para o Centro Leste Paulista. O projeto é desenvolvido em parceria com o grupo de Teatro Expressão do Amor, de Maringá/PR e a encenação é destinada ao público infantil.

Com o objetivo de tratar da educação financeira de forma lúdica e divertida, a caravana percorreu o estado paranaense e agora passará por cinco municípios do interior de São Paulo, nas cidades de Casa Branca (dia 23), São José do Rio Pardo (dia 24), Vargem Grande do Sul (dia 25), Aguaí (dia 26) e Araras (dia 27).

A Caravana Kids consiste em uma peça teatral que conta a história de dois palhaços que sonham em abrir um circo. Para atingir o objetivo, no entanto, eles precisam poupar. Entre muitas aventuras e peripécias, os dois palhaços conseguem ensinar às crianças a importância de poupar para atingir um objetivo.

O projeto atende aos pilares econômico e social de sustentabilidade do cooperativismo, conforme explica Sandra Michels, assessora de programas sociais da Sicredi União.

Sinopse

O teatro Caravana Kids trata-se de uma educação financeira para nossas crianças. O espetáculo apresenta dois palhaços, Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho, que sonham montar um circo, porém não possuem capital para isso e entre várias aventuras ensinam as crianças a pouparem, é muito educativo e divertido!

Através do enredo divertido, o grupo ensina às crianças a importância de se esforçar e encontrar maneiras de economizar. No espetáculo, os dois personagens se revezam fazendo todos os papéis do circo: são palhaços, trapezistas e equilibristas. E assim, conseguem juntar dinheiro, fazer uma poupança e realizar o grande sonho. Ao final é entregue cofrinhos de montar para as crianças, assim as Educadoras se quiserem podem trabalhar a montagem do mesmo em sala de aula, ensinando que para conseguirmos realizar sonhos e objetivos temos que adquirir a disciplina de poupar.

Impostômetro da Associação Comercial de SP alcança R$ 1,7 trilhão; Aguaí já pagou R$ 48 milhões

Agalmo Moro Filho

Na quinta-feira (5/11), o Impostômetro vai registrar R$ 1,7 trilhão. Implantado em 2005 pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o painel informa o valor desembolsado pelos brasileiros para pagar impostos, taxas e contribuições ao longo do ano.
No ano passado, essa marca foi atingida 19 dias depois (em 24 de novembro), o que aponta aumento da carga tributária – apesar da queda da arrecadação federal.
Em Aguaí, o impostômetro, mostra que os aguaianos já agaram até o dia 5 de novembro, R$ 48 milhões em impostos federal, estadual e municipal.
“O crescimento mais rápido da carga tributária reflete, principalmente, o impacto da aceleração da inflação e dos aumentos de alíquotas feitos em 2015. Esses dois fatores compensam a queda do PIB”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
Ele explica a razão de a carga tributária ter aumentado de um ano para o outro mesmo com diminuição da arrecadação federal: os dados do Impostômetro são nominais – se fossem deflacionados, eles também indicariam queda da arrecadação. “Mas, para o consumidor, o que vale é o que ele paga efetivamente”, finaliza Burti.
Previsão 2015
A estimativa da ACSP é de que o Impostômetro feche o ano de 2015 marcando um valor inédito, na casa de R$ 2 trilhões. Em 2014, o painel ultrapassou a marca de R$ 1,8 trilhão.
O Impostômetro tem o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade.
Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista.

Aguaí já importou cerca de R$ 70 milhões de janeiro a setembro

Agalmo Moro Filho

A Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em São João da Boa Vista divulgou os dados sobre o comércio exterior na região, e os números mostram que a cidade de Aguaí pode fechar o ano como a principal importadora da região.
Aguaí é responsável por 25,3% das importações dos 20 municípios que compõem a Regional do Ciesp São João da Boa Vista no acumulado de janeiro a setembro de 2015. Isso representa cerca de US$ 18,54 milhões, ou seja, R$ 70,2 milhões, na cotação de quinta-feira.
O Ciesp não divulga os dados completos por cidade, mas a maioria das importações da são do subgrupo máquinas e vindos em sua maioria da Alemanha e China, o que demonstra que tais importações podem estar relacionadas às máquinas da indústria da Unilever, que foi inaugurada em agosto.
A Diretoria Regional de São João da Boa Vista ocupa a 34ª posição em ranking sobre a participação de 39 regiões paulistas nos US$ 38,2 bilhões da pauta exportadora estadual, responsáveis por 26,4% do montante vendido pelo Brasil no mercado global no acumulado de janeiro a setembro de 2015.
A lista foi elaborada pelo Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicas (Depecon) em conjunto com o Departamento de Relações Exteriores (Derex) do Ciesp e da Fiesp, a partir de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A remessa de produtos ao exterior dos 20 municípios que compõem a Regional do Ciesp São João da Boa Vista no acumulado de janeiro a setembro de 2015 caiu 24,6%, em relação ao mesmo período de 2014, passando de US$ 306,6 milhões para US$ 231,0 milhões.
As importações caíram 2,0%, passando de US$ 74,7 milhões para US$ 73,3 milhões, entre o acumulado de janeiro a setembro de 2014 e o mesmo período de 2015. A corrente de comércio regional teve retração de 20,2%, indo de US$ 381,3 milhões para US$ 304,3 milhões.
O saldo da balança comercial, no acumulado de janeiro a setembro de 2015, foi superavitário em US$ 157,7 milhões, enquanto, no mesmo período de 2014, o saldo foi superavitário em US$ 231,8 milhões, uma queda de 32,0%.
Nas exportações da região, os destaques são: Café, chá, mate e especiarias (US$ 101,0 milhões); Açúcares e produtos de confeitaria (US$ 63,0 milhões); Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos e suas partes (US$ 13,3 milhões). Os principais destinos das exportações da região foram: Estados Unidos (13,7% do total exportado); Alemanha (10,9%) e Japão (6,6%).
Nas importações da região, os destaques são: Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos e suas partes (US$ 26,7 milhões); Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e suas partes, aparelhos de gravação ou de reprodução de som, aparelhos de gravação ou de reprodução de imagens e de som em televisão, e suas partes e acessórios (US$ 9,0 milhões); Peixes e crustáceos, moluscos e outros invertebrados aquáticos (US$ 6,5 milhões). As principais origens dos produtos
importados pela região foram: Alemanha (23,7% do total importado); Estados Unidos (16,2%) e China (13,9%).
O município de São José do Rio Pardo é o principal exportador da região, respondendo por 33,6% das exportações da região. O município de Aguaí é o principal importador da região, respondendo por 25,3% das importações da região (US$ 18,5 milhões).

Esportes – O que rola

FUTEBOL – No feriado, 02, a equipe de futebol feminino adulto, jogou em casa, no Clube de Campo de Aguaí, pelo 5º Campeonato Paulista de Futebol Feminino Amador – 2015, este campeonato é organizado pela LINAF – Liga Nacional de Futebol. Infelizmente a equipe aguaiana foi derrotada e ficou fora da próxima fase.

FUTSAL – No domingo, 01 de novembro, as equipes de futsal feminino sub15, sub17 e sub19, estiveram na cidade de Caconde, SP, para jogar mais uma rodada da Liga Riopardense de Futsal. As  equipes sub15 e sub19 jogaram contra a equipe de Casa Branca, com derrota do sub15 e vitória do sub19. Já a equipe sub17 jogou contra as donas da casa e venceu por 7 a 1.

BICICROSS – O fim de semana será agitado para o atleta aguaiano Marcinho Mendonça. Ele irá participar da final do Campeonato Brasileiro de Bicicross (CBBX) em Jaraguá do Sul, SC.

VÔLEI DE PRAIA – Neste final de semana aconteceu a etapa de Santos, SP, do Campeonato Paulista de Vôlei de Praia. Com as 20 melhores duplas do Estado de São Paulo, entre elas a dupla Moacyr Aversi e Isaac. Onde a dupla na eliminatórias venceu duas partidas e perdeu uma, conquistando assim, uma vaga nas quartas de finais. Já nas quartas enfrentaram, “o rei da praia”, Guto com seu parceiro Georges de Ubatuba, SP, partida muita disputada, mas com uma atuação brilhante da dupla Moacyr e Isaac que só poderia acabar com a vitória de 2 a 0 e vaga para a grande final do paulista. Na final uma partida com poucos erros  e muito volume de jogo, mas infelizmente os adversários foram melhores e venceram a partida finalizando o Campeonato em segundo lugar.

FUTSAL – Com o fim da primeira fase da Liga Riopardense de Futsal, Aguaí conquistou algumas classificações para a fase de mata mata. No masculino a equipe sub 13  e sub17 se classificaram para as quartas-de-final que será no dia 14/11 em São José do Rio Pardo. A seleção sub13 enfrentará Leme e a sub17 enfrentará São Sebastião da Grama. No feminino o sub 17, sub 19 e a equipe adulta também se classificaram mas ainda esperam os adversários.

JUDÔ – Na quarta, 04, a equipe de competição de Judô do DEREL, dirigida pelo Profº Raphael Carneiro, participou de um intercâmbio, onde realizou um treino diferenciado com a equipe de competição da cidade de Mogi Guaçu, SP, possibilitando aos alunos novas informações e aprimoramento técnico de cada atleta.

CICLISMO – Neste último domingo, 01, a equipe Aguaí Bike Team participou na cidade de Leme, SP, do Desafio Time M Powerade, uma prova de maratona e total superação, pois com a forte chuva no dia anterior o trajeto de 54km se tornou muito difícil e pesado devido ao barro e aos obstáculos naturais. Parabéns à toda equipe pela participação na prova.
BASQUETEBOL – No sábado, 31, a equipe sub15 masculino Aguaí/ABAMA esteve na cidade de Piracicaba. SP, para mais uma etapa da Associação Regional de Basquetebol, ARB. No entanto, apesar do esforço a equipe aguaiana foi derrotada pela equipe do Clube de Campo de Piracicaba.

EVENTO – O dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, onde a data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional (lei nº 12.519). Este feriado é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e para celebrar este dia o Departamento de Esportes, Recreação e Lazer e o Departamento de Cultura de Aguaí estão organizando uma comemoração diferente para o Dia da Consciência Negra, que acontecerá no dia 19/11, a partir das 19h00′, no Palco do Ceasinha. Os grupos que irão abrilhantar este evento são: Sampagode, Soulmania, Samba e Sossego e Sergio Coquim. Juntamente com as apresentações musicais teremos os brinquedos infláveis de graça para a criançada.

Futebol – No domingo, 08, o Clube de Campo de Aguaí irá receber a última rodada de classificação da 5ª Copa Aguaí de Futebol Amador. O primeiro jogo tarde será da Série Prata, às 14h30′, entre “C.B.R. Porto” e “Fúria”. Em seguida, às 16h30′, se enfrentarão a “C. A. Esmeralda” e “Ipiranga”. Desde já boa sorte às equipes.

Agricultura e comércio geram empregos e Aguaí fecha setembro com saldo positivo

O Brasil fechou 95.602 vagas com carteira assinada em setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (CAGED), divulgado pelo Ministério do Trabalho na sexta-feira (23). É o sexto mês seguido de queda no número de postos de trabalho. O resultado também é o pior para o mês de setembro desde 1992, quando começou a série histórica.
No entanto, a cidade de Aguaí não acompanhou esse movimento nacional de perda de empregos. Centenas de contratações da agropecuária e contratações ocorridas no comércio e no setor público seguraram as perdas de empregos ocorrida na indústria aguaiana e no setor de serviços.
O CAGED mostra que o saldo de empregos em Aguaí foi de 214 vagas no mês de setembro. O setor agropecuário gerou 211 vagas, enquanto o comércio gerou 11 vagas e a administração gerou um saldo de 27 vagas.
Já a Indústria de Transformação registrou um saldo negativo de 27 vagas de empregos formais, a construção civil fechou uma vaga e o setor de serviços passou a contar com sete vagas a menos em Aguaí.

Região
Na região, outras cidades acompanharam o movimento de demissões que assola o país e fecharam vagas. Os números negativos de algumas cidades é o seguinte: Espírito Santo do Pinhal (- 232 vagas) em Mogi Guaçu(- 293 vagas), Vargem Grande do Sul (- 136 vagas) e São José do Rio Pardo (- 104 vagas). Já as cidades de Casa Branca (39 vagas) e São João da Boa Vista (24 vagas) registraram números positivos.

Anual
No acumulado do ano, Aguaí gerou 493 vagas de trabalho com carteira. Porém, nos doze meses até setembro, são 557 vagas a menos. Tal variação se dá em função das grandes variações ocorridas na agropecuária, que emprega muitos trabalhadores em Aguaí. O setor que entre janeiro e setembro deste ano gerou 532 vagas de emprego, em dezembro de 2014 havia fechado 764 vagas.
Já o Brasil, no acumulado do ano, perdeu 657.761 vagas de trabalho com carteira. Nos doze meses até setembro, são 1.238.628 a menos.
A queda no número de carteiras de trabalho no país foi registrada em todos os setores analisados pelo Ministério do Trabalho. Serviços (-33.535) e Construção Civil (-28.221) foram os setores que mais perderam.
Por regiões, apenas o Nordeste abriu vagas, foram 26.118 no total. O Sudeste (-88.204), Sul (-21.088), Centro-Oeste (-8.958) e o Norte (-3.470) perderam postos .

Prefeitura de Aguaí fará concurso para 274 vagas

A Prefeitura Municipal de Aguaí fará um novo concurso para o preenchimento de 274 vagas.
A licitação para contratar a empresa que realizará o concurso está em andamento e a abertura dos envelopes com as propostas de preços do serviço será no dia 6 de novembro..
Logo após a escolha da vencedora do pregão a Prefeitura de Aguaí o início do processo de inscricoes e provas é bem rápido.
Através da licitação da empresa que aplicará as provas, é possível constatar que haverá ofertas para cargos de diversas áreas e de todos os níveis escolares. Os vencimentos ficarão entre R$ 1.323 e R$ 4.985,25, sendo que para médico os salários serão de R$ 60,77 por hora/plantão e para professor, R$ 10,85 por hora/aula.
Para nível fundamental haverá ofertas nas colocações de eletricista (4 vagas), fiscal (2),lixeiro (10), lubrificador (1), mecânico (3), pedreiro (2), pintor (4), serviços gerais (89), vigia(5), funileiro (2) e lavador de autos (1).
Ensino médio habilitará a participação nos empregos de almoxarife (3), auxiliar de classe (10),auxiliar de dentista (1), auxiliar de farmácia (1), guarda municipal – feminino (3), guarda municipal – masculino (5), técnico em raio X (2), chefe de tributação (1), eletricista de autos (2), técnico em informática (2), chefe de patrimônio (1), chefe de almoxarifado (1) e auxiliar de laboratório (2).
Candidatos com formação superior estarão aptos para as funções de bioquímico (1), cirurgião dentista (2), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (2), cardiologista(2), ginecologista (4), neurologista (1), oftalmologista (1), ortopedista (2), otorrinolaringologista (1), pediatra (4), médico plantonista (18), psiquiatra (1), veterinário (1), nutricionista (2), professor substituto de educação básica I (30), professor substituto de educação básica II (10), psicólogo (1), professor de informática (5), clínico geral (6), professor de apoio de educação básica (15), controle interno (1), engenheiro civil (1) e procurador jurídico (4).